Características políticas da República Velha (1889-1930) no Brasil

Prof. Ademir M.

República Velha (1889-1930) 

Regida pela Constituição de 1891, que teve como principais pontos:

  • Sistema de governo republicano e presidencialista.
  •  Federação.
  • Divisão do poder em: poder Executivo, poder Legislativo, poder Judiciário.
  • Separação Igreja-Estado, Estado Laico.
  • Direito ao voto apenas para homens alfabetizados maiores de 21 anos, o voto não era secreto.


Nome oficial do país: República dos Estados Unidos do Brasil.

 Características políticas do período da República Velha:

ü  POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE

 - São Paulo (produtor de café), Minas Gerais (produtor de leite).

- Os presidentes da República eram indicados por São Paulo e Minas Gerais. Numa eleição era eleito um candidato de São Paulo, na outra eleição, um candidato de Minas Gerais. Esses dois estados eram os mais ricos e populosos do país e tinham o maior número de representantes no Congresso Nacional.

ü  POLÍTICA DOS GOVERNADORES

- Idealizada pelo presidente Campos Salles (1898-1902). Era um acordo político através do qual os grupos políticos dominantes em cada estado apoiavam ao governo central e, em troca, o governo central não reconhecia, nos estados, a vitória dos candidatos ao Congresso Nacional ligados à oposição estadual.

- Foi instrumentalizada pela “Comissão de Verificação de Poderes” que dava posse ou não aos deputados e senadores eleitos.  Os que venciam as eleições, mas que eram da oposição às oligarquias e governos estaduais, sofriam a “degola”, isto é, não eram empossados.

ü  CORONELISMO

- Clientelismo, mandonismo, troca de favores.

- Os chefes políticos locais eram chamados de Coronéis, em geral, grandes proprietários de terras.

- O coronel era temido e obedecido por boa parte da população local. Era considerado o protetor de todos, era padrinho de batismo de crianças, concedia terras, ajudava os doentes, indicava pessoas para empregos públicos, etc. Em troca, o coronel exigia de todos os seus “protegidos” obediência, fidelidade e participação como capangas nos bandos armados.

- Nas eleições, o coronel controlava os eleitores, que eram obrigados a votar nos candidatos indicados por ele. Esse tipo de voto é conhecido como “voto de cabresto”.

- O poder do coronel era maior ou menor dependendo do tamanho do seu “curral eleitoral”, ou seja, pelo número de eleitores que conseguia controlar.

 

                                                                                         

 

                                                                                          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revolução Federalista (1893-1895)